Prêmio SDSN Amazônia

O Prêmio SDSN Amazônia, promovido periodicamente, é uma das iniciativas que a SDSN Amazônia lidera para reconhecer e dar visibilidade às soluções desenvolvidas pelos seus membros para enfrentar os problemas mais desafiadores do desenvolvimento sustentável na Amazônia. O Prêmio visa estimular e disseminar as práticas bem sucedidas e reconhecê-las como soluções efetivas e viáveis para o desenvolvimento sustentável da região, servindo de modelo para os países da região amazônia e diversas regiões do mundo.

Prêmio SDSN Amazônia 2021

O Prêmio SDSN Amazônia 2021 visa prestigiar as “Soluções para uma Nova Bioeconomia Amazônicaque estejam sendo implementadas pelos membros da Rede para impulsionar a Bioeconomia Amazônica, e assim, propor uma alternativa econômica para as principais pressões e atividades econômicas não sustentáveis da região. A quarta edição do Prêmio está sendo realizada em parceria com o Hub de Economia Verde e Bioeconomia da Amazônia, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e conta com o Green Economy Coalition (GEC) e o Instituto Amigos da Amazônia (iAMA) como financiadores.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Sobre o Prêmio

A SDSN Amazônia está à procura das melhores soluções – projetos inovadores, tecnologias, pesquisa científica, modelos de negócios, mecanismos institucionais, modelos educacionais, instrumentos políticos ou uma combinação deles – sendo implementados pelos seus membros da Rede para impulsionar a Bioeconomia Amazônica.

Quem pode participar

O Prêmio é direcionado para membros da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da (SDSN), SDSN Amazônia e SDSN Jovem Amazônia (SDSN Youth Amazonia). Para as organizações que ainda não são membro da SDSN e querem participar da chamada, podem realizar o pedido de adesão por meio deste link.

Como participar

Os interessados, deverão completar o formulário online dentro do prazo estabelecido. Antes de preencher o formulário, leia atentamente o regulamento do prêmio e confira se a sua solução se enquandra nos requisitos da chamada.

Premiação

1. As soluções aprovadas pelo Comitê Técnico-Científico serão publicadas na Plataforma de Soluções Sustentáveis da SDSN Amazônia
(http://maps.sdsn-amazonia.org/)

2. As iniciativas aprovadas serão divulgadas numa publicação trilingüe (português, espanhol e inglês) da quarta edição do Prêmio SDSN Amazônia

3. As 5 soluções finalistas participarão do evento de premiação virtual com a presença de especialistas em sustentabilidade da Amazônia

4. Divulgação dos vencedores no site e redes sociais da SDSN Amazônia, do Hub de Economia Verde e Bioeconomia da Amazonia e parceiros

5. O primeiro colocado receberá 15 mil reais, o segundo ganhará 10 mil reais e o terceiro, 5 mil reais.

Cronograma

Apoio:

Edições anteriores

2014-2015

O Prêmio SDSN Amazônia foi lançado em 2014, na COP 20, em Lima, com a proposta de identificar e reconhecer as melhores soluções socioambientais relacionadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. Uma comissão de especialistas julgou 10 finalistas e selecionou três organizações nas categorias de Educação, Gestão de Áreas Protegidas e Infraestrutura.

Os vencedores foram a Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Pará (Arcafar/Pará), Instituto Coca-Cola Brasil (Amazonas) e da Universidade Regional Amazônica Ikiam (Equador). O anúncio ocorreu durante o Amazon Solutions Day, na COP 21, em 2015.

2019

A segunda edição do Prêmio SDSN Amazônia foi realizada em 2019, com a temática de “Soluções inovadoras para a Plataforma de Soluções SDSN Amazônia”. Ao todo, 24 soluções participaram do prêmio, sendo 14 do Brasil, quatro do Equador, quatro do Peru, uma solução da Colômbia e uma da Bolívia.

A ONG Amazônicos pela Amazônia (AMPA), do Peru, venceu a premiação com a iniciativa “Gastronomia com sabor a conservação”. Além do projeto vencedor, os outros dois colocados receberam menção honrosa pela qualidade dos projetos: Programa de Incubação e Aceleração da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Meliponicultura: Tecnologia social para povos e comunidades tradicionais da Amazônia, do Instituto Peabiru.

2020

Em sua terceira edição, o Prêmio SDSN Amazônia abordou o tema “Soluções sustentáveis para enfrentar à COVID-19 na Amazônia”, em resposta à pandemia do novo coronavírus. Ao todo, 11 projetos oriundos do Brasil, Equador e Peru concorreram à premiação, que ofereceu um total de US$ 3,5 mil aos três primeiros colocados.

A solução vencedora foi a “Rota da Saúde Indígena da Amazônia”, da organização Hivos. O segundo colocado foi o projeto de criação de um curso superior de Biocomércio pela Universidade Regional Amazônica Ikiam, do Equador. Em terceiro lugar, ficou a proposta de padronização de técnicas moleculares para a detecção dos genes Sars-CoV2 E e RdRP em amostras clínicas com suspeita de Covid-19, também da Universidade Ikiam.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: